Ouvir Texto Stop

A Defesa Civil de Talismã apresentou na tarde dessa quarta-feira, 09/02, o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil. A reunião composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada aconteceu na sede da rádio Talismã FM.

A apresentação do plano municipal, ficou sob a responsabilidade do coordenador da defesa civil local, João Carlos Lopes , organizador do evento, que iniciou apresentando dados sobre a produção da agricultura do município, em especial da colheita de soja que já está acontecendo. “Nossa área cultivada de 40 mil hectares já deu-se início à colheita da soja em safra recorde de 70 sacas por hectares, sendo que a média nacional é de 50 sacas na mesma área”, confirma o coordenador.

Ainda segundo João Carlos Lopes, o plano estabelece diretrizes para ações de resposta em caso de desastres no que envolve vendavais, tempestades, seca, incêndio florestal, terremoto ou tremores de terra e acidente de trânsito. “Em 2010 a defesa civil atendeu 31 ocorrências, enquanto 2021 saltou para 125”, sintetiza.

O superintendente estadual da defesa civil, Tenente coronel QOBM, Erisvaldo de Oliveira Alves, esteve presente no evento e afirmou que o plano apresentado pela defesa civil de Talismã já é uma referência no Tocantins. Na ocasião, Ten Cel Alves, entregou a João Carlos Lopes, o Diploma que materializa a outorga da Medalha de Mérito da Defesa Civil, expedido pelo então governador Mauro Carlesse, datado em 02 de junho de 2021.

O vereador Manoel Gomes da Silva (Manoel do Pará), demonstrou preocupação na sistematização de um projeto que venha contemplar as nascentes dos córregos e mananciais do município. “Estamos vivenciando uma situação preocupante, sabemos que no período da estiagem praticamente todos os córregos ficam secos”, lamentou o parlamentar.

O vice prefeito Adão Gomes de Melo, representando o prefeito Diogo Borges, confirmou o irrestrito apoio do poder público local às iniciativas da defesa civil. “Estamos vivendo em um momento que as pessoas estão mais conscientes da preservação ambiental, isso é fruto de um exaustivo trabalho do poder público local que apoia ações iguais a essa que está acontecendo via defesa civil e secretaria do meio ambiente”, finaliza.

Valta Dias, representando a secretaria municipal de saúde, apresentou um breve relatório sobre os dados referentes à pandemia e o chefe de gabinete Eder Nunes, solicitou da defesa civil estadual a possibilidade de viabilizar uma viatura para a defesa civil de Talismã.

Edeijan Mota de Lima, presidente da Rádio de Talismã FM 87,9, disse que o trabalho da defesa civil de Talismã tem sido de grande importância para o equilíbrio ecológico em consonância com a produção pecuária e agrícola de Talismã.

A secretária de assistência social Sara Diniz, deu ênfase ao plano de contingência da assistência social que serve para o planejamento e monitoramento de todas as ações da assistência social diante da comunidade talismaense. “Estamos à disposição dessas ações e de todas que venham engrandecer o potencial de nossa querida Talismã”.

Esteve presente no evento o secretário do meio ambiente de Alvorada Nilton Tavares, que reforçou a apresentação do plano de contingência apresentado por João Carlos Lopes. “Estamos sempre em sintonia, executando ações conjuntas, tanto na defesa civil como no meio ambiente” disse.

A Defesa Civil de Talismã apresentou na tarde dessa quarta-feira, 09/02, o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil.A Defesa Civil de Talismã apresentou na tarde dessa quarta-feira, 09/02, o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil.