Ouvir Texto Stop

Brigadistas de Talismã, Peixe e Alvorada, retornam para suas bases de origens após a suspensão temporária do treinamento de combate a incêndio, que estava sendo realizado na Fazenda Monte Aprazível no município de Peixe. A paralisação foi necessária por motivo mecânico e operacional, isto porque, um dos tratores utilizados para passar o link e fazer os aceiros apresentou problemas e ficou inoperante, como o trabalho depende das estruturas construídas nas bordas das propriedades vizinhas, áreas de reserva legal e APP, os organizadores decidiram por abortar a missão, para evitar a possibilidade do fogo fugir do controle, como aconteceu no Parque Nacional das Emas, no dia 9 de julho, quando a equipe perdeu o controle na construção de aceiros e os fatores foram os mesmos. O evento estava previsto para acontecer no período de 14 a 24 de julho do corrente ano.
O trabalho teve inicio as 14:00 horas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Peixe, onde aconteceu a assinatrura do PROJETO MANEJO INTEGRADO DO FOGO – MIF. Depois a equipe fez o deslocamento para a Fazenda Monte Aprazível.
O cronograma do projeto tem diversas ações, onde os brigadistas aprenderá na prática, ORDEM UNIDA, com destaque para o hino nacional, formação de colunas, cobrir, em forma, sentido, continência, macha, marcar passo, descansar, fora de forma, MEIOS DE COMANDO. Oração do combatente florestal, praticas de combate manual e mecanizado, utilizando a técnica ViCaRoZe (vigilância, comunicação, rota de fuga e zona de segurança), preceito utilizado pelo Serviço Florestal Norte Americano (USFS). Também Checklists e manutenção dos equipamentos. Sem contar que, ali, todos têm a possibilidade de perceber o comportamento do fogo, do vento e da vegetação.
Os dois mosaicos de área queimada e não queimada dentro da propriedade não chegou a ser construídos para a criação dos dois bolsões que serviria de refúgio de fauna, por causa da suspensão das ações.
Valendo ressaltar que foram realizadas algumas ações básicas do treinamento, e a queima de 44,9 hectares de área de pastagem, antes da reunião de briefing que definiu a abordagem da missão, em virtude dos motivos aqui citados.
Mais informações (63) 98473 1148.

BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOBRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOBRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOBRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOBRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOBRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO