A Fazenda Monte Aprazível, no município de Peixe-TO., sediará e financiará um treinamento histórico no Sul do estado do Tocantins. O Trabalho é uma organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil De Talismã, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento De Peixe, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil De Peixe e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada. O evento acontecerá no período de 14 a 24 de julho do corrente ano, a abertura oficial do “PROJETO INTEGRADO FOCO NO FOGO 2021” - MANEJO INTEGRADO DO FOGO – MIF, acontecerá as 15 horas e contará com a presença de dos secretários envolvidos, do representante da propriedade e convidados especiais. Trata-se de uma ação integrada de combate a incêndio florestal, com a direção de João Carlos Lopes que é brigadista florestal desde 1998, é condecorado com a Medalha Defesa Civil Nacional em 2014, e agraciado com a Medalha Defesa Civil Estadual em 2021.
Nos dez dias que seguirão os brigadistas poderão na prática, combater uma queimada controlada naquela área e, assim, treinar o correto uso de equipamentos como abafador, soprador, bomba costal e as técnicas para conter o avanço das chamas e extingui-la totalmente.
Um caminhão Tanque, um trator com grade e outros equipamentos serão usados na ação.
O Trabalho visa também à difusão do trabalho das brigadas e o combate às queimadas ilegais na Região Sul do Estado. Os profissionais do fogo terá ainda uma nova oportunidade de ter o correto uso das técnicas e dos equipamentos durante a ação. Sem contar que, ali, todos têm a possibilidade de perceber o comportamento do fogo, do vento e da vegetação. Esse exercício é fundamental para o crescimento profissional dos brigadistas e em especial aqueles que estão no primeiro ano de combates.
O Tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o vai estar acompanhando as ações de forma não presencial, bem como o Major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, ambos estarão a disposição dos municípios para que os brigadistas sintam valorizados e confiante no trabalho no decorrer do tempo.
Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, muito contribuiu com orientações sobre manejo integrado do fogo (MIF), pratica esta que a vários anos vem realizando, em especialmente no Jalapão.
Serão construídos dois mosaicos de área queimada e não queimada dentro da propriedade, criando dois bolsões que poderão ser de refúgio de fauna. Para minimizar o risco do fogo fugir do controle um link puxado por tratores está sendo usado.
João Carlos Lopes, Erisvaldo Alves, Alex Matos e Warley Rodrigues estão numa luta constante para popularizar o manejo do fogo preventivo para prevenir os incêndios e envolver os municípios.
Mais informações (63) 98473 1148.

COM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIOCOM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIOCOM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIOCOM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIO