Ouvir Texto Stop

TALISMÃ E ARAGUAÇU COMEMORAM O DIA DA ÁRVORE COM DIVERSAS AÇÕES

Em comemoração ao dia da árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã e a Secretaria de Meio Ambiente de Araguaçu, em parceria com a Escola Antônia Rodrigues dos Reis, Escola Municipal Talismã, Associação Anjos da Selva, Colégio Estadual João Tavares e CEMEI (Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Iara Barreira) realizaram uma série de ações durante a semana em comemoração ao dia da Arvore que é comemorado no dia 21 de setembro.

Foram palcos dos trabalhos:

Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira (Talismã).

Colégio Estadual João Tavares e CEMEI - Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Iara Barreira (Araguaçu).

Dia 20/09/2023: O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, no Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira apresentou o histórico da unidade de Conservação aos alunos da Escola Municipal Antônia Rodrigues dos Reis, visitando ainda diversos pontos da unidade, dando destaque a duas arvores e são elas: A Faveira, fava-de-bolota, visgueiro, fava-de-boi ou sabiú (Parkia platycephala) que é uma árvore nativa do Cerrado, mas não é tão comum vê-la, mas no local há dois exemplares jovens da planta que  foi escolhida como símbolo da natureza do Estado de Tocantins pela Lei Estadual Nº 2.619, de 9 de agosto de 2012. e o outro é o pequi é também uma fruta nativa do cerrado brasileiro, cujo nome científico é Caryocar brasiliense camb. É também conhecido como: piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari. Seu significado na língua indígena é “casca espinhosa”. reconhecida em Talismã pela Lei Municipal 408/2009 de 02/09/2009, onde o dia 17 de outubro é oficialmente reconhecido como “DIA MUNICIPAL DO PEQUI", este reconhecimento foi para fortalecer o Festival do Pequi, iniciado em 18 de outubro de 2001, mas durante aos anos de 2020 e 2021 não foram possíveis realizarem estas duas edições devido a Pandemia do Novo Coronavírus. O evento conta com uma atividade de três dias, sexta-feira é realizada uma confraternização religiosa, sábado, show baile e uma tornei de futebol e domingo almoço gratuito a todos os participantes e exposição de pratos típicos e exóticos.  Outras atrações também ocorreram e poderão ocorrer no evento. valendo ressaltar que caso o dia 17, não aconteça na sexta-feira, o festival segue para o fim de semana seguinte.

Dia 21/09/2023 o evento aconteceu em Araguaçu, no Colégio Estadual João Tavares e CEMEI - Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Iara Barreira com diversas palestras e plantio de arvores.  O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leizi Espindola , deu início as palestras destacando a importância das arvores e a preservação ambiental, na sequência o Servidor Público, Damião Teles ficou com o tema voltado a Agenda de serviços ambientais do Município, para  finalizar o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, ficou responsável pela Prevenção e combate as queimadas, e deu exemplo de mudanças de conceitos,  mobilização e adesão da comunidade.  Também houve distribuição de mudas nativas, cítricas, e distribuição de panfletos sobre Separação de Resíduos Sólidos e Queimadas. A Vice Presidente da Associação Anjos da Selva e brigadista, Sueli Mota de Oliveira Lopes acompanhou as ações.

Dia 22/09/2023. Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira, foi novamente palco e desta vez com os alunos da Escola Municipal Talismã, com a mesma atividade do dia 20, já citado.

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE – A data antecede o início da primavera no hemisfério sul e foi criada para reforçar a importância das árvores e das florestas e promover reflexão sobre o desmatamento e seus impactos ambientais.