DEFESA CIVIL REÚNE AGENTES DE SAÚDE PARA PALESTRA SOBRE PERÍODO DAS QUEIMADAS E SEUS RISCOS

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou, no último dia 06 de abril, no auditório da Secretaria de Saúde, anexo a Unidade Básica de Saúde, em Talismã sul do Estado do Tocantins. A palestra foi uma espécie de capacitação dos agentes comunitários de saúde, que são profissionais que atuam na zona rural e urbana do município.
Ministrada pelo próprio secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, a palestra teve como objetivo passar para os agentes de saúde a importância da orientação aos moradores das suas respectivas localidades de atuação sobre as formas de prevenção em relação às queimadas e seus efeitos.
De acordo com João Carlos Lopes, os agentes comunitários de saúde são extremamente importantes no processo de conhecimento do sistema de Defesa Civil, já que eles são os profundos conhecedores de suas localidades, mantêm contatos permanentes com os moradores e sabem exatamente os riscos existentes nas localidades onde atuam, já que também alguns são moradores dessas áreas. “A prevenção é a melhor saída, porque, antes de mais nada, ela salva vidas”, destacou o secretário.
Durante o evento, os agentes de saúde foram treinados a identificar os riscos e a alertar os moradores. Além disso, receberam orientações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Defesa Civil, como: uso de tecnologia e praticas simples que evitam prejuízos e danos a comunidade.
Os agentes comunitários de saúde também receberam a instruções como usar os aplicativos da Defesa Civil, construção de relatórios fotográficos, com data, hora, coordenadas geográficas, gerados pelo aplicativo Timestamp. Também um grupo de WhatsApp foi criado para comunicação entre os agentes de saúde e a Defesa Civil.
O trabalho em conjunto iniciou imediatamente.