ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

DEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃ

Um incêndio florestal que teve inicio na última terça feira (07), por volta de 16 horas, provocado por falta de manutenção da rede elétrica foi debelado por brigadistas e parceiros em Talismã. Trabalharam na ação: Brigada Tamboril, Brigada Anjos da Selva, Brigada Guarani, equipe da Fazenda Juriti e da Fazenda Santa Barbara, as quais concluíram os trabalhos na tarde da ultima sexta-feira (10), por volta das 18h00, mas o rescaldo seguiu até as 16 horas deste sábado (11).
O acionamento se deu por meio da Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA, a qual solicitou apoio no combate. Imediatamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil se deslocou até o local da ocorrência, e ao perceber a magnitude do incêndio, mobilizou as propriedades do entorno, as quais ofereceram maquinas, equipamentos e pessoal, que se formou uma Força Tarefa, com um único objetivo, combater o fogo.
Valendo ressaltar que a TV Anhanguera, G, Jornal Bom Dia Brasil, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Nacional e outras instituições acompanharam o passo a passo do combate e rescaldo.
CRONOGRAMA DE COMBATE E RESCALDO.
07/09/2021, por volta das 16:00 horas, quando o incêndio teve inicio a Brigada Tamboril, esteve no local e fez o combate para que o fogo não atingisse a palhada de soja, e o perímetro foi aceirado, mas o fogo no interior da Área de Preservação Permanente continuou ativo.
08/09/2021, por volta de 07:30 horas, o Coordenador Administrativo da Tamboril Agronegócio LTDA, Arthur Rodrigues Rocha, esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, solicitando a Brigada Anjos da Selva equipamentos de combate manual para conter o incêndio que avançava pela área de floresta.
08:16 horas, A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Defesa Civil chega ao local do inicio do incêndio e percorre a área, onde parte da Brigada Tamboril estava finalizando uma cabeça do fogo, na seqüência foram mapeados os pontos críticos.
08:36 horas, as equipes foram divididas uma parte ficou na responsabilidade de Arthur Rodrigues Rocha, que assumiu os aceiros, combate manual e mecanizado, e a outra parte ficou na responsabilidade de João Carlos Lopes, que posicionou a equipe em um ponto estratégico.
09:10 horas, João Carlos, designa o caminhão pipa para fazer um combate em uma das laterais da APP em chamas, enquanto do outro lado seguia a outra equipe.
09:36, João Carlos, percebe uma fumaça densa em uma área que já havia sido combatido, imediatamente deslocou com o caminhão pipa para a região, ao chegar o fogo havia tomado uma proporção capaz de colocar em risco a vida dos brigadistas e a destruição do caminhão, então... Foi dada a ordem de evacuação da área que imediatamente as chamas saltaram o aceiro e ganharam velocidade e seguia pela área de descanso da lavoura.
09:44 horas, A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, declara o fogo fora de controle, e determina o afastamento da equipe de combate nesta região que em segundos saltou a estrada vicinal e atingiu a Fazenda Santa Barbara que tinha centenas de animais na área afetada e que os funcionários que estavam acompanhando a evolução do incêndio e imediatamente fez a abertura de cerca para o gado fugir das chamas.
09:50 horas, Arthur Rodrigues, determina o retorno da equipe de combate sobre sua responsabilidade a área de palhada de soja que já estava em chamas e imediatamente a equipe deslocou e fez o combate. na seqüência foi dada a ordem para refazer os aceiros e a primeira picada de emergência dentro de uma área de APP, construindo uma alça circular para o combate, o que determinou o controle do fogo naquele ponto.
10:43, A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil iniciou a mobilização dos vizinhos, A Fazenda Juriti, foi acionada e solicitada para prestar apoio com maquinas, equipamento e pessoal. Os quais foram enviados imediatamente e distribuídos em pontos estratégicos num percurso de 1,1km, para fazer a contenção das chamas e fazer o rescaldo. O Coordenador de Unidade, Jânio Paulo de Lima disponibilizou e coordenou a sua equipe composta por 04 operadores que operaram 02 tratores tanques e 02 tratores com lamina e uma Pik Up Amaroque servia de apoio. Valendo ressaltar que o combate e rescaldo desta região foi determinante para que o fogo não entrasse na sede da Tamboril, na Fazenda Santa Helena, Fazenda Juriti e ainda atingir totalmente a Fazenda Santa Barbara.
10:46, A Fazenda Agropecuária Guarani, foi acionada e enviou imediatamente uma equipe e o caminhão pipa e fez a contenção e rescaldo da lateral deste ponto do incêndio com a TO 296, salvando uma considerável área de pastagens da Fazenda Santa Barbara. Enquanto a Brigada Tamboril fazia os aceiros com uso de trator com grade e uma Pá Carregadeira, o caminhão fazia o combate as chamas.
12:17 horas, a Fazenda São Vicente foi acionada e imediatamente o representante legal Adejan Mota de Oliveira,foi ao local, mas não ingressou na Força Tarefa no primeiro momento.
12:43 horas, parte da Força Tarefa, faz uma pausa para o almoço, enquanto a outra permanecia no combate as chamas que seguiam sem controle Lesta - Oeste destruindo tudo que estava em seu trajeto, cerca, animais selvagens e floresta.
13:13, João Carlos e Arthur Rodrigues, esperavam a conclusão de uma área de aceiro, situada na lateral direita da Fazenda Santa Barbara, neste momento o proprietário da propriedade atingida chegou e questionou sobre o trabalho da Brigada Anjos da Selva, a qual estava aguardando o chamado da Fazenda Tamboril e de plantão para fazer o combate noturno. O Coordenador de estradas vicinais Weberson Rodrigues Rocha, esteve no local e acompanhou parte do combate.
13:26, o Fogo na região Leste estava controlado, bem como no entorno da Sede da Fazenda Tamboril.
17:00 horas, a Brigada Anjos da Selva, foi solicitada pela Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA. Enquanto as demais equipes deixavam a área.
17:30, A última equipe de combate deixa a área e a Brigada Anjos da Selva, assume o turno noturno e segue o trabalho pela lateral esquerda, pegando do ponto combatido pela Equipe da Fazenda Juriti, seguindo pela mata e na margem do Córrego Pindobeira, acompanhando a linha do fogo passando pela remanga de manutenção do gado e chegando a mata na área Leste. Valendo ressaltar que nas proximidades deste curral, as chamas já estava combatidas e a Brigada Anjos da Selva realizou o rescaldo e quando chegou na mata ciliar do Rio Cana Brava, a densidade da vegetação impediu o combate manual e dependia da abertura de outra picada de emergência.
09/09/2021, as 08:00 horas, a Brigada Anjos da Selva, chega para fazer o rescaldo na área combatida durante a noite e ao chegar a Brigada Tamboril já estava atuando na construção de aceiro e abertura da segunda picada de emergência para evitar a chega do fogo as margens da TO 296. As chamas seguia sentido ao Rio Cana Brava. Durante o dia uma equipe fazia o controle pala linha direita seguindo rio acima, e a outra concentrou no rescaldo.
10:28 horas o Prefeito Diogo Borges de Araujo Costa e o Diretor de Vigilância Sanitária Ciçaro, juntamente com o Secretario Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, percorreu parte da área devastada e foram visitar o local de onde partiu o incêndio. Também gravaram um vídeo no local mais atingido.
16:00 horas, as equipes se juntam para a construção da terceira picada de emergência, ligando a área de pastagens destruída pelo fogo ao leito do Rio Canabrava numa extensão de 460 metros, uma área intransponível sem o uso de maquina pesada, então era usada uma Pá Carregadeira, acompanhada por 02 tratores com lâmina, 01 trator pipa, e um caminhão pipa, 03 brigadistas da Brigada Anjos da Selva com equipamentos de combate manual (soprador), e 10 pessoas envolvendo lideres de equipes, 05 brigadistas e operadores da Brigada Tamboril, proprietário da fazenda atingida e funcionários. As 18:30, as equipes conclui o trabalho e suspende a missão. dos cinco pontos mapeados três, ficaram resolvidos.
10/09/2021 - as 08:00 horas a equipe de rescaldo e supervisão, combateram dois focos ativos ate as 11:00 horas, ao retornar do almoço perceberam a gravidade de um ponto em chamas que poderia atravessar o Rio Canabrava e chegar ate a cidade de Talismã se não fosse combatido com emergência.
14:39 horas as equipes se juntam para combater o ultimo dos três pontos que não deram tempo de ser combatido no dia anterior.
17:32 horas, as equipes de combate foram desmobilizadas e uma equipe foi designada a fazer o rescaldo ate a extinção do incêndio.
11/09/2021, as 09:56, a equipe de supervisão e rescaldo inicia os trabalhos percorrendo os pontos mapeados. as 17:54 horas a equipe faz o ultimo resfriamento de pontos fumegantes.
12/09/2021- as 09:00 horas a equipe de revisão e rescaldo retorna a uma arvore de grande porte que havia caído no dia anterior durante a ultima ação do dia, assim fazendo o resfriamento. no segundo ponto que fumegava ao lado da picada de emergência, também foi resfriado.
14:41 a equipe de rescaldo e supervisão declara fim dos trabalhos e deixa a região atingida.
15:30 horas uma fina chuva chega a região e a cidade de Talismã, finalizando de vez os pontos isolados de queima dentro da área atingida!
Foram empregados:
02 caminhões pipas;
03 tratores pipas;
03 tratores com laminas;
01 pá carregadeira;
03 tratores com grades;
05 pessoas da Fazenda Juriti;
06 Funcionários da Fazenda Agropecuária Guarani LTDA;
06 funcionários da Fazenda Santa Barbara;
06 Brigadistas da Brigada Anjos da Selva;
14 Funcionários da Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA (incluindo 06 brigadistas da Brigada Tamboril).

DEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃDEPOIS DE 5 DIAS, INCÊNDIO FLORESTAL É DEBELADO EM TALISMÃ

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Talismã-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?