João Carlos Lopes é nomeado Secretário de Meio Ambiente, o mesmo é um grande defensor da natureza em todo Estado do Tocantins, à frente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil combatendo o desmatamento ilegal e queimadas em todo município. Fundador do Grupo Raiz da Terra é também um grande incentivador da cultura em nossa cidade.

João Carlos foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional por suas ações em Talismã, então foi convidado para está em Brasilia na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC).Jõao Carlos Lopes é nomeado Secretário de Meio Ambiente

O Ministério da Integração Nacional (MI) realizou no período de 04 a 07 de novembro, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram reunidas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, com o objetivo comum de escolher 40 propostas para aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, as quais foram analisadas e aprovadas pelos delegados de todas as regiões do Brasil. O evento foi presidido pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e marcou a conclusão do processo conferencial iniciado em novembro de 2013.

Na abertura do evento foi entregue a MEDALHA DA DEFESA CIVIL NACIONAL. A Condecoração é uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como serviços relevantes aos afetados por desastres, e o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, foi condecorado, no grau de CAVALEIRO  sob o numero 26. As condecorações aconteceram levando em conta as seguintes categorias: Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.