Na manhã de (01 e 02/06), na Secretaria de Educação e Cultura, foi realizado um treinamento aos Diretores, Coordenadores e Secretários das escolas do municipio, este treinamento é para capacitar os profissionais da educação para poder lecionar aulas atravez de uma inovadora plataforma de ensino online aos alunos de Talismã.

A secretária de Educação Fabiana Alimpio viu a necessidade da implantação desta plataforma para inovar a didatica entre os alunos e também simplificar a forma dos anulos aprender o conteúdo. Em entrevista a Secretária nos disse: "Em conversa com o Prefeito Diogo Borges vimos a nessecidade de facilitar a forma de ensinar nossos alunos, tendo em vista que a pandemia atrapalhou a vida deles na escola, e então tivemos a iniciativa de implantar essa plataforma para nosso município." Finalizou.

O SIGE possibilita uma gestão escolar através do controle imediato de todas as transações e da elaboração de um conjunto de relatórios que proporcionam um total domínio sobre os processos administrativos e pedagógicos da escola.

O Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) é um software de gestão educacionbal que possibilita às secretarias  de educação  e instituições de ensino, gerenciar escolas, alunos, professores e quadro de pessoal da educação de foma simples e fácil.

Principais funcionalidades do SIGE para atendimentos das demandas da gestão educacional do Sistema de Ensino de Talismã.

Módulo Administrativo: configurações iniciais do sistema e parametrizações de acordo como o layout do Educacenso (MEC/INEP).

Módulo SEMEC: acessado especificamente pelos gestores e técnicos da Secretaria da Educação para acompanhamento de dados e emissão de relatórios administrativos.

Módulo Escola: acessado pela Unidade Escolar para controle administrativo, inserção de parâmetros de configuração do sistema e dados acadêmicos, relatórios ofícios, matrículas e enturmação de alunos, atas finais, boletins e diversos instrumentos relativos a vida acadêmica do aluno.

Módulo Professor: exclusivo de acesso do professor para inserção de dados escolares, como: registro de conteúdo, frequência e notas dos alunos, causas de baixo rendimento, relatórios descritivos.

Módulo Coordenação: acesso exclusivo pelos coordenadores pedagógicos para acompanhamento de boletins, registros de aulas feitos pelos professores, fichas individuais e relatórios de acompanhamento do aluno e relatórios oficiais da escola.

Módulo Recursos Humanos: controle de servidores, cadastro, lotação, remoção, gestão de licenças, relatórios gerenciais de servidores, quadro de servidores e outros demandados pela SEMEC.

Módulo Avaliação do Servidor: módulo para coleta da avaliação do servidor e geração do documento de notificação da avaliação anual conforme parâmetros definidos pela Secretaria de Educação do Município.

Módulo Avaliação do Aluno: módulo para coleta da avaliação externa, realizada pela Secretaria de Educação, de alunos para diagnósticos de aprendizagem.

Módulo de Matrícula On-line: Módulo exclusivo para solicitação de matrículas on-line pelos pais ou responsáveis pelos alunos e confirmação de renovação de matrículas de alunos veteranos.

Módulo Portal do aluno: Módulopara acesso dois pais, responsáveis ou alunos para acompanhamento da vida escolar do educando. Impressão on-line de boletins, ficha de aproveitamento, gráficos de rendimento e diversos relatórios relacionados a vida acadêmica do aluno.

Módulo Alimentação escolar: Módulopara controle e criação de cardápios personalidade para  alimentação escolar de forma automatizada e integrada entre as escolas da rede de ensino

Integração com o Educacenso. Migração de dados conforme o layout e mapeamento de dados para o educacenso minimizando o trabalho de coleta de dados das escolas que devem ser enviados para o MEC / INEP.

Planejamento conforme BNCC. Planejamento de aulas simples e integrado com as orientações da BNCC. Todas as habilidades das BNCC já estão inseridas no sistema para que o professor apenas selecione aquelas que deseja inserir na composição do planejamento.