PROJETO MONITORAMENTO RURAL EM TEMPO REAL

A Prefeitura Municipal de Talismã, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Associação Anjos da Selva, em apoio ao homem do campo implantou na última segunda feira (19), o Projeto Monitoramento rural contou com um investimento de aproximadamente R$ 13.000,00, por parte do município e a Radio Talismã FM 87,9 franqueou o uso de sua estrutura, como a torre, estúdio, linha telefônica, internet, monitor de vídeo e serviços radiofônicos.  Horário de funcionamento do Sistema de Monitoramento Rural em Tempo Real é 24 horas. Este projeto faz parte do "Programa Simbora Talismã".

A medida consiste na implantação do Sistema de Monitoramento Rural, com instalação de uma  Câmera IP Speed Dome VIP 5225 SD IR com Infravermelho, no topo da torre estaiada, da Associação Anjos da Selva (Radio Talismã FM 87,9), e o Painel instalado dentro do estúdio da emissora de frente para o balcão do apresentador que acompanha a movimentação das imagens em tempo real e o profissional atende ainda, o Sistema de Monitoramento Remoto (Via satélite)  e o Plantão Permanente (63) 98473-1148. .

No caso de detecção dos focos de calor e do risco de incêndios florestais no município, o Radialista faz a triagem da imagem, interrompe a programação e dispara imediatamente o alarme sonoro de emergência, onde os Brigadistas sintonizados da Brigada Tamboril e da Brigada Anjos da Selva se colocam em posição e aguarda instrução de deslocamento.

A comunidade rural da região é mobilizada por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp, dos contados cadastrados e também por meio do Grupo de aplicativo denominado Bases Pluviometrias, que possui dez Núcleos de Defesa Civil distribuídos no município, os quais possuem pessoas qualificadas, que simultaneamente passam a apoiar na disseminação da informação, orientando sobre o deslocamento, ponto de encontro, onde é realizada a reunião de Briefing, com a pauta, voltada a técnica da ViCaRoZe (vigilância, comunicação, rota de fuga e zona de segurança), preceito utilizado pelo Serviço Florestal Norte Americano (USFS). Na seqüência são formadas três frentes de trabalho, sendo uma no combate direto as chamas, a segunda na construção do aceiro,  a terceira no rescaldo e apoio logístico.

COMBATE:  O combate direto inicia da seguinte maneira:

I - Incêndios de Baixa Magnitude:  o trabalho parte de uma das laterais do fogo, iniciando do ponto que as chamas já apagaram seguindo circulando o incêndio até fechar o perímetro.

II -  Incêndios de Media Magnitude:  Inicia-se pela cabeça do fogo, seguindo pelas laterais até a extinção das chamas.

III - Incêndios de Grande Magnitude: a ação é definida na reunião de Briefing, entre os envolvidos, onde são levantados os materiais disponíveis como: numero de pessoas, veículos,  maquinários, equipamentos e assessórios  para a ação. O ponto de partida é a região prioritária com maior numero de vitimas, danos materiais e ambientais.

RESCALDO E APOIO LOGISTICO: O Rescaldo segue atrás da equipe de combate eliminando possíveis risco de reignição e depois fazendo a supervisão da área trabalhada ate o resfriamento da região afetada. Valendo ressaltar que, esta ação prossegue para o dia ou dias seguintes, pois ela é que garante o sucesso da operação.

ACEIRO: O Aceiro é empregado, quando há risco do incêndio tomar magnitude considerável, em que torna o serviço de combate direto insuficiente. A segunda hipótese do uso do aceiro,  é quando haja necessidade do uso do contra fogo, que neste caso a equipe vai abrindo o espaço e executando a queima de modo gradativo, até atingir o objetivo desejado. Durante a Programação a emissora (Radio Talismã FM 87,9)  faz plantões periódicos informando o passo a passo da operação em questão e continua o trabalho de monitoramento em tempo real e remoto por meio de satélites.

O Registro da Ocorrência de Incêndio - ROI, é iniciado no momento que o foco de calor é percebido e vai sendo preenchido até o encerramento do expediente da Radio que acontece as 19 horas, horário de Brasília. Em caso de um incêndio pendurar por três dias consecutivos é acionado o Plano de Contingência do Município, que passa a ser utilizado, no caso de persistência poderá ser decretado Situação de Emergência ou Calamidade Publica, mas estas medidas somente poderão ser tomadas com apoio da Defesa Civil Estadual.

A Defesa Civil, após a conclusão do combate e do rescaldo permanece na região fazendo o levantamento dos riscos, danos e apoiando os afetados com orientações e medidas cabíveis. Destacando que o Projeto Monitoramento Rural passa a ser uma ação continuada, atenderá o município do dia 01 de julho a 01 de novembro de cada ano, e poderá ser implementado segundo a necessidade, tanto com recursos da prefeitura quanto da Associação Anjos da Selva.

Para contratar o serviço, a Associação Anjos da Selva indica: EDUARDO VASCOONSELOS DE LIMA - CNPJ 21.571.312/0001-25 – Endereço Av. Rio Javaés QD. 35 Lt. 02 - Centro – Talismã - TO. CEP: 77483- 000. Responsável: Francisco Valdinez de Lima - Contatos comercial: (63) 9 8430-4620.

Mais informações:
Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil: 63 9 8473 - 1148