ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Secretaria de Meio Ambiente de Talismã juntamente com a Sec. de Meio Ambiente de Alvorada realizaram juntas uma palestra de Educação Ambiental

Nesta quarta-feira, (30), A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada, juntas realizaram mais uma palestra de educação ambiental com o tema: “Combate as queimadas”. A ação teve como objetivo abordar o assunto: “Combate as queimada e Segurança”. E também informar os produtores e comunidade em geral sobre o uso inadequado do fogo e os prejuízos causados.
Talismã e Alvorada vêm desenvolvendo em conjunto ações de educação ambiental, prevenção, monitoramento, combate e fiscalização as queimadas e demais atitudes lesivas ao meio ambiente e conta com apoio do Comitê do Fogo do Estado do Tocantins e da Rádio Talismã FM 87,9, por meio do Programa 199, que vai ao ar de segunda asexta-feira no horario das 07:00 as 08:00 horas.
Os municípios em questão programaram duas palestras radiofônicas com o Tema: “Queimadas e Segurança”, e duas com o assunto: “Monitoramento, Combate e fiscalização”, totalizando 04 eventos, os quais são parte integrante do Processo do ICMS-Ecológico – item “4. Educação Ambiental”. Também são ações contidas no PLANO DE AÇÂO DE COMBATE AS QUEIMADAS E AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS 2021 - 1ª ETAPA: EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO - Ação 1 – Campanha educativa de prevenção ao fogo.

15/06/2021 - Palestra I
O Gerente de Operação da ENERGISA, Alberto Alves Cunha - 20 anos de atuação no setor elétrico em áreas de Geração de Energia, Transmissão, Serviços e atualmente em Distribuição de Energia. Engenheiro Eletricista pela UNESP e pós graduado pela FGV e UFT, foi o convidado do Programa 199, e falou aos ouvintes durante 01 hora, mostrando a importância da educação ambiental, destacando pontos importantes da prevenção às queimadas e a segurança, quando se envolve redes elétricas. Repassou dados importantes sobre acidentes envolvendo postes e condutores de veículos e operadores maquinas, destacou o efeito que a fumaça causa nos cabos condutores de eletricidade e os prejuízos que podem causar. Por fim fez um breve histórico da empresa, em especial no Tocantins. Respondeu os questionamentos e durante as considerações finais se colocou a disposição do Programa 199, para sanar possíveis duvidas sobre a ENERGISA.

30/06/2021 – Palestra II
O Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues é Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia, Especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação. Possui mais de 15 anos de experiência em Ecologia e Manejo do Fogo, conservação da sociobiodiversidade, gestão participativa e gestão de áreas protegidas, entrou ao vivo no Programa 199 e por 30 minutos levou aos ouvintes informações inerente a prevenção às queimadas e os prejuízos por elas gerados. Destacou o trabalho de prevenção e combate do Naturatins junto as unidades de conservação do Estado e a forma que vem sendo desenvolvido.
O diretor, falou sobre o resgate ancestral do uso do fogo pelas primeiras civilizações humanas, até as técnicas utilizadas tanto entre comunidades tradicionais como nos Programas de Manejo aplicado nas UCs, Warley mostrou como o MIF é a ferramenta mais eficaz para o enfrentamento aos grandes incêndios. Também explicou o que é Manejo Integrado do Fogo, explicando que o MIF é uma técnica de uso de queimadas prescritas com o objetivo de proteger áreas de vegetação sensíveis ao fogo, como mata ciliar, fragmentando e reduzindo as áreas combustíveis, criando mosaicos de vegetação com diferentes estágios de regeneração pós-fogo. Essas queimas prescritas fazem parte de um Programa-Piloto de Manejo Integrado de Fogo (MIF) que foi implementado em 2014 em três UCs do Cerrado: Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT). e para finalizar respondeu as perguntas dos ouvintes.
Mais informações: 63 98473 - 1148 - PLANTÃO

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Talismã-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?