Aguarde, carregando...

Secretarias de Meio Ambiente de Talismã e Alvorada realizam mapeamento das áreas de riscos do Assentamento PA Fortaleza I

Dia 02/04/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada, em parceria com a Associação Anjos da Selva, realizaram, na última quinta-feira (1), uma ação de mapeamento das áreas de risco do Projeto de Assentamento Fortaleza I (PA FORTALEZA I).O trabalho foi feito seguindo pela Rota Eixão PA Fortaleza e também numa região conhecida como Mata da Fortaleza, que fica fora das vias principais, porém a equipe desta vez fez a inclusão desta área no mapeamento de risco de incêndio florestal, tendo em vista que os locais de maior risco em 2021, são as reservas comunitárias e demais áreas de florestas nativas.
A equipe percorreu os eixões e as principais vias de acesso as propriedades do PA Fortaleza I, e observou que as áreas de maior risco de incêndios florestais são as reservas comunitárias e as demais florestas nativas da região, que apresentam uma grande quantidade de pastagens no interior, o que pode descadear grandes incêndios e causar prejuízos aos moradores e adjacentes.
Outra coisa observada são os recursos hídricos da região, que apresentam uma reserva boa no momento, tendo em vista que as fontes naturais ainda fluem naturalmente pelo leito dos canais e córregos das áreas, o que facilita o combate aos incêndios. Ainda um outro fator foi detectado, áreas recém desmatadas, leiradas, amontoadas e que podem gerar incêndios em caso de uso inadequado do fogo.
De acordo com o Secretario de Meio Ambiente de Alvorada, Nilton Tavares, a ação foi muito produtiva no sentido de identificar áreas que necessitam de providências. “Os pontos mais críticos foram verificados na região da mata, do lote 55, nas proximidades da sede e do retiro, assim como na divisa com a Fazenda Tingui, estes pontos merecem uma atenção especial”, explicou.
O Secretario Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, avaliou que no monitoramento foi possível identificar que a maioria dos assentados visitados reconhecem o perigo de incêndios florestais na região, mas será feito o trabalho de monitoramento constante a partir do dia 21 do corrente mês, para saber onde é necessário atuar. “As ações preventivas de visitas e atendimento às comunidades iniciam na segunda quinzena de abril”, afirmou.
Ainda segundo João Carlos, o Comitê do Fogo do Estado do Tocantins, atuará nas ações e vai intervir no sentido de mitigar e minimizar os efeitos e danos causados pelas queimadas em todo território tocantinense.
O trabalho de mapeamento de risco de incêndios florestais no Município de Talismã e Alvorada continua, tendo em vista que Talismã passará usar o monitoramento remoto, contato visual e os canais disponibilizados para ligação com a comunidade.
Valendo ressaltar que os moradores do município de Alvorada, deverão entrar em contato com a Prefeitura pelo fone: (63) 3353-2482 de segunda à sexta-feira das 08h às 18h e no plantão pode entrar em contato com a defesa civil de Talismã através: (63) 98473-1148. Pois, a mesma responde pelo os dois municípios.
Em Talismã no telefone (63) 3385 - 1246 de segunda a sexta-feira das 07:00 as 17:00 horas. Plantão (63) 98473-1148 Permanente.

Secretarias de Meio Ambiente de Talismã e Alvorada realizam mapeamento das áreas de riscos do Assentamento PA Fortaleza ISecretarias de Meio Ambiente de Talismã e Alvorada realizam mapeamento das áreas de riscos do Assentamento PA Fortaleza ISecretarias de Meio Ambiente de Talismã e Alvorada realizam mapeamento das áreas de riscos do Assentamento PA Fortaleza I