ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

TALISMÃ, ALVORADA E GURUPI REALIZAM JUNTAS, DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA AGUA

Na última segunda-feira (22), Talismã e Alvorada, juntas realizaram o "Projeto Dia Mundial da Água Edição 2021", onde diversas ações foram realizadas no período de 09 a 22 de Março de 2021, com o Tema: "Uso Sustentável da Água ". iniciando as comemorações os agentes do Projeto Defesa Civil Mirim aprenderam sobre o funcionamento do Sistema de Água e Esgoto de Talismã. Gurupí fez parte da finalização das ações do dia, abaixo descritas!
Sábado dia 20, foi lançado o "Projeto Esgotamento Sanitário Móvel", que tem por objetivo atender todo território do município de Talismã, na ocasião a Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA, foi a primeira propriedade rural a ser atendida pela ação, a Fazenda contratou a empresa "Limpa Fossa Visuauto" para fazer a coleta e o transporte dos resíduos e a Hidro Forte recebeu o material coletado para a destinação correta.
Na entrevista com o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Alvorada, Nilton Tavares durante o Programa 199 da Rádio Talismã FM 87,9, apresentado pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, Nilton, destacou a importância do "Projeto Esgotamento Sanitário Móvel" , principalmente neste século em que o mundo inteiro intensifica o olhar para os cuidados com a vida e a natureza.
Dando continuidade, no Programa Show da Manhã, pela Talismã FM 87,9, uma palestra Radiofônica foi realizada pelo Diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, que comentou que “é possível haver equilíbrio e sustentabilidade no uso da água ao se fazer uma boa gestão da água, conhecendo a disponibilidade e a demanda para poder tomar as decisões corretas”. Ainda de acordo com o diretor, a Semarh desempenha essa gestão através da rede de monitoramento da qualidade e quantidade da água nas diversas bacias hidrográficas no Estado. Também foi utilizado o video institucional produzido para o Dia Mundial da Água. Durante a programação foram executadas as musicas: Planeta Azul - Chitãozinho e Xororó, Planeta Água - Guilherme Arantes, Riacho do Navio - Luiz Gonzaga, As Águas do São Francisco - Gino e Geno, Earth Song - Michael Jackson e Planeta Azul - Rionegro & Solimoes, tambem foram reproduzidos e retransmitidos os documentários em vídeo, O magnífico aquífero Guarani, Alter do Chão - O maior reservatório subterrâneo d'água doce do Planeta//Amazônia-Brasil, o Filme Completo " A Lei da Água.
Na sequencia foi retransmitida pela Rádio Talismã FM 87,9, a cerimônia de lançamento do Programa Águas Brasileiras, voltado para a revitalização de bacias hidrográficas. Foram selecionados 26 projetos de revitalização de bacias hidrográficas, que contemplam mais de 250 municípios de dez estados. Entre as ações, está o plantio de 100 milhões de mudas ao longo das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Tocantins e Taquari. As ações são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente Jair Bolsonaro realizou, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o plantio simbólico de sementes de ipê roxo nas bacias.
“Não tem petróleo, não tem diamante, gás, não tem terra, não tem nada mais importante do que a água”, frisou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Finalizando as ações do dia, Talismã tinha sido convidada e participou ativamente da videoconferência organizada pela Prefeitura de Gurupí por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, sob a responsabilidade da Professora Maria Cristina Bueno Coelho, (presidente do Comitê de Bacias CBHSAST), onde foram debatidos os resultados efetivos na gestão dos recursos hídricos e muitos outros assuntos ligados ao Planeta Água.
No Tocantins, a Semarh tem o compromisso de assegurar água em quantidade e qualidade para os diversos usos e direciona, através da Política Estadual dos Recursos Hídricos, ações que contribuem para a preservação e manutenção do recurso. Essa gestão de como a água participa direta e indiretamente da vida das pessoas também é um dos princípios básicos da secretaria.
O Estado possui ao todo cinco bacias hidrográficas que atendem a população em diversos aspectos, cada uma com sua característica própria. Elas são gerenciadas de forma sustentável através dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s), compostos por representantes dos usuários, sociedade civil organizada e poder público, que são responsáveis por levantar discussões e negociações democráticas que contemplem os mais distintos interesses sobre os usos das águas das bacias.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas recebem do Plano de Bacia todas as ações a serem executadas ao longo do ano. Esse plano realiza um diagnóstico contabilizando a quantidade de usuários para o uso da água e, logo após, é feito um balanço hídrico mostrando a disponibilidade de água da bacia.
Uma das mais importantes do estado, a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso garante a agricultura irrigada da região, fornece abastecimento doméstico para 21 municípios que fazem parte da Bacia e apoia a economia ao garantir o abastecimento da indústria. A pecuária também é atendida na região Norte por meio da Bacia do Lontra e Corda, que abastece a grande quantidade de rebanho existente. A Bacia do Rio Manuel Alves, além de garantir a irrigação da agricultura, também permite o desenvolvimento da piscicultura através do projeto Manuel Alves. E o atrativo turístico também é explorado no estado por meio da Bacia do Rio Sono, na região do Jalapão, e as praias no entorno da Bacia do Lago de Palmas.
Monitoramento
O Governo do Tocantins também desenvolve projetos como o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (Qualiágua), uma parceria da Semarh com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), que acompanha periodicamente a evolução da qualidade da água das bacias hidrográficas do Estado. Além disso, o monitoramento quantitativo hidrometeorológico é assegurado através das 46 estações que medem chuva, nível e vazão. Essas Plataformas de Coleta de Dados (PCD) já estão presentes em praticamente todas as bacias do estado.

O planejamento da Semarh para 2021 inclui o monitoramento dos quatro grandes lagos das Usinas Hidrelétricas para a implantação da piscicultura em tanques rede, que no total, receberão cinco parques aquícolas que serão instalados em Filadélfia, Palmas, Lajeado, Peixe e Brejinho de Nazaré. Cada parque receberá duas plataformas de monitoramento de qualidade de água, assegurando o uso sustentável do lago para a atividade e propiciando maior segurança aos piscicultores.
Barraginhas
O Governo do Tocantins também desenvolveu através da parceria entre a Semarh e o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) o projeto Barraginhas, que objetiva a construção de pequenas bacias de captação de água da chuva e de enxurradas, que ajudam a renovar o lençol freático, evitando a erosão do solo e assoreamento do leito dos rios, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos. O projeto também passou a ser utilizado pelos produtores rurais para criação de peixes, auxiliando na complementação alimentar das famílias. Atualmente o Tocantins conta com mais de quatro mil Barraginhas, beneficiando 17 municípios na região sudeste.
Valendo Ressaltar que esta ação é parte integrante do ICMS-Ecológico 2021.
**As celebrações e eventos motivados em razão do Dia Mundial da Água foram suspensas devido a pandemia de covid-19, obedecendo as normas e recomendações das autoridades de saúde.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: TALISMÃ, ALVORADA E GURUPI REALIZAM JUNTAS, DIVERSAS AÇÕESDIA MUNDIAL DA ÁGUA: TALISMÃ, ALVORADA E GURUPI REALIZAM JUNTAS, DIVERSAS AÇÕESDIA MUNDIAL DA ÁGUA: TALISMÃ, ALVORADA E GURUPI REALIZAM JUNTAS, DIVERSAS AÇÕES

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Talismã-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?