Ouvir Texto Stop

Talismã, realiza diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março, essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a importância da água e incentivar o uso sustentável desse recurso no planeta, promovendo a reflexão sobre o seu gerenciamento sustentável.
O objetivo da ação é sensibilizar a comunidade em geral sobre o serviço de água e esgoto. E também, fazer com que a população perceba a importância histórica, cultural e ambiental de preservar nossos córregos, rios, lagos, sem jogar lixo e causar poluição nas águas.
A Associação Anjos da Selva - (Radio Talismã FM 87,9), realizou interruptamente a transmissão ao vivo das palestras realizadas direto da Tenda Defesa Civil Itinerante, onde os palestrantes, trabalharam nos seguintes tópicos:
* Histórico da Concessionária HIDRO FORTE e sua administração local - Maquimone Resende, 
* Funcionamento e uso dos equipamentos da rede de água e esgoto, bem como, a captação, tratamento, armazenamento, distribuição, coleta, disposição,  e descarte da água servida no Córrego do Galdino que deságua no Rio Canabrava pertencente a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Tereza - Djalma Dourado.
* Os aqüíferos do Brasil (Guarani, Alter do Chão – os maiores do mundo –, Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas.) - João Carlos Lopes.
Os visitantes aprenderam ainda sobre os principais córregos, rios e lagos do município, tendo como destaque o Lago Talismã, que é a fonte alternativa de abastecimento de água da cidade.  Os alunos da rede publica municipal participaram ativamente das ações, e cada unidade escolar tem a ação no seu PPP (Plano Político Pedagógico).
O Projeto Político Pedagógico ( PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
Para finalizar os técnicos da Hidro Forte fizeram um resumo, reforçando, como é o funcionamento do Sistema de Água e Esgoto, composto pelos 05 poços tubolares profundo (Artesianos), rede e terminal distribuidor, de água e esgoto, lagoa de tratamento, quantitativo de clientes ativos e terminando os trabalhos os alunos e visitantes receberam folder educativo. Também e foram testados os conhecimentos dos alunos sobre os equipamentos e materiais empregados no trabalho especializado da concessionárias de água e esgoto.
A Rádio Talismã FM 87,9, em sua programação da semana deu ênfase as musicas inerente ao tema "AGUA", dentre elas: Planeta Água - Guilherme Arantes, Rionegro & Solimões - Planeta Azul, Xote Ecológico
Luiz Gonzaga, Baitaca - Campeiro que Canta Triste, Zé Ramalho - Planeta Água, Zezé DiCamargo & Luciano -- Planeta Água, Pena Branca e Xavantinho - Planeta Água, Chitãozinho e Xororó - Planeta Azul a execução dos videos: O Magnífico Aqüífero Guarani, Filme Aquifero Guaraní, ALTER DO CHÃO - Pesquisadores brasileiros descobrem rio subterrâneo embaixo do rio Amazonas, Águas Subterrâneas - Aquíferos Brasileiros, Rios Voadores da Amazônia - sem floresta não tem água, Globo Ecologia_Rios voadores, INCRÍVEL! FILMAGEM INTERNA DE POÇO ARTESIANO - IRECÊ/BA, Não quer perfurar POÇO SECO. Site de apoio: Toda Materia, e o portal: www.to.gov.br/semarh.
Valendo ressaltar que as unidades escolares seguem as ações do dia Mundial da Água em conformidade com o PPP. Esta ação é parte integrante do processo do ICMS - ECOLÓGICO. Mais informações: 63 98473 1148.

 

SAIBA MAIS: Estudantes de Talismã participam de ação educativa em homenagem ao Dia Mundial da Água

TALISMÃ REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUATALISMÃ REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUATALISMÃ REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUATALISMÃ REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUATALISMÃ REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA