O atleta Internacional de MMA, Renan Problema foi homenageado em Talismã Tocantins na manhã de quinta-feira, 09 de dezembro. O evento aconteceu na antiga sede dos Pioneiros Mirins, as da 9h da manhã.

A iniciativa partiu da secretaria municipal de educação e da escola de Krav Magá e Kapap de Talismã.

Ao chegar na cidade, Renan Problema foi surpreendido com um delicioso café da manhã na residência da professora Elizabete Gomes de Melo, em seguida o profissional de MMA, foi para o local do evento.
Na ocasião o professor de Coelho Neto, representando a secretária de educação Fabiana Macedo, fez um histórico das origens do Krav Magá e Kapap e coordenou algumas apresentações de defesa pessoal com seus alunos de Talismã e de Alvorada, dentro das técnicas da tradicional arte marcial israelense, o Krav Magá e Kapap.
O professor e pastor Jodelnunes Delfino Borges fez a abertura com uma reflexão bíblica e finalizou com uma oração.

Renan Problema, ficou emocionado com a bonita faixa produzida pelos alunos da Escola Municipal Professora Antônia dos Reis Rodrigues Batista. Na faixa havia fotos do lutador e a seguinte frase. "O dia tão esperado chegou e tudo está preparado para receber você, Sejas Bem Vindo, Renan Problema". A polícia militar esteve presente no evento, além de alunos, professores, funcionários públicos e comunidade.

O Professor Adão Gomes de Melo, representando o prefeito Diogo Borges Araújo Costa, disse que o exemplo de Renan Problema serve para todos nós que acreditamos na superação. "Os desafios existem para serem superados e Renan Problema não se curvou diante das dificuldades, por isso que hoje está colhendo os frutos de seu trabalho", disse o vice prefeito.

Secretário de Administração Flávio Cristo Rei, disse que conhece a família de Renan Problema e sabe que tudo que está acontecendo na vida de Renan, é resultado de perseverança e de muito trabalho.
A vereadora Diene Santos Silva Santos Silva , representando o poder legislativo, avaliou de forma muito positiva a vinda de um atleta de alto nível em Talismã. "Sempre que puder nos visite, venha trazer suas experiências e assim, incentivar nossas crianças e nossos jovens à prática do esporte", refletiu a vereadora.

Em suas palavras Renan Problema, lembrou-se de quando morava com seus pais no projeto de assentamento rural Samurai, no município de Porangatu. "Era um momento de dificuldade que passei até ir para a cidade. Em Porangatu comecei a trabalhar em uma empresa de segurança e comecei a treinar firme nas horas de folga. Assim, fui conhecendo pessoas que foram reconhecendo e valorizando minha dedicação ao esporte", diz o atleta. Renan Problema, fez um agradecimento bastante especial aos alunos das escolas municipais e aos professores que ajudaram a organizar o evento. "Sinto honrado em poder falar sobre minha história de vida para vocês e confesso que fiquei emocionado com a forma que vocês organizaram esse evento tão acolhedor", finaliza.

A secretária de assistência social Sara Diniz, aproveitou para ressaltar a importância para as crianças de se espelhar em pessoas com o perfil de Renan, que é um profissional exemplar e respeitado no mundo do esporte.
O professor Adevaldo Rodrigues, Secretario de esportes da prefeitura, relembrou São Beda, famoso teólogo, que ficou conhecido como o pai da história inglesa. Adevaldo resumiu sua fala com a com célebre frase do filósofo. "Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que ensina e não perguntar o que se ignora".

No início de janeiro Renan Problema irá realizar sua jornada de treinamento no Rio de Janeiro e sua próxima luta está marcada para abril de 2022 nos Estados Unidos

Talismã recebe o lutador de MMA, Renan ProblemaTalismã recebe o lutador de MMA, Renan ProblemaTalismã recebe o lutador de MMA, Renan Problema