Carta de serviços

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais verteb

O que é?

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).

Os agentes responsáveis por desencadear essas alterações podem ser microorganismos diversos, tais como, vírus, bactérias, fungos, protozoários entre outros (ACHA E SZYFRES, 2001).

De acordo com a definição de zoonoses proposta pela OMS existem mais de 200 doenças transmissíveis que podem ser caracterizadas como zoonoses (VASCONCELLOS, 2013).

Quadro 1. Classificação das zoonoses quanto ao modo de transmissão.

Classificação
Definição
Exemplo
Antropozoonoses
Doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos.

Raiva

Leishmaniose
Zooanthroponoses:

Doença primária de humanos e que pode acometer os animais.

Tuberculose em animais pelo Mycobacterium tuberculosis, bacilo do tipo humano.

Amphixenosis:

Doença que circula entre  homens e animais.

Estafilococose.

Quadro 2. Classificação das zoonoses segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico.

Classificação
Definição
Exemplo
Zoonoses diretas:
O agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado.
Raiva.
Ciclozoonoses:
O agente necessita obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o seu ciclo se complete.
Complexo Equinococose-Hidatidose.

Cisticercose

Hidatidose (vídeo)

Metazoonoses:
O agente necessita passar por hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete.
Febre Maculosa;

Febre Amarela,

Encefalite Eqüina Americana; Doença de Chagas, Leishmanioses.
Saprozoonose:
O agente necessita passar por transformações que ocorrem no ambiente externo em ausência de parasitismo.
Toxoplasmose, Toxocaríase.

Quem pode fazer?

A Unidade de Saúde de Talismã é composta por 2 agentes de endemias e 01 agente de zoonoses que trabalham e conjunto afim que proporcionar melhor atendimento a população e desenvolvimento das ações em saúde, dentre outras atividades ( vacinação de animais, orientação nas residências, captura de insetos e animais com sinais de contaminação de qualquer doença citada acima, dentre outras atividades.

Onde e quando fazer?

CANAL ONDE QUANDO

Unidade Basica de Saúde

Av. Rio Formoso - Centro

Atendimento: 07:00 às 17:00

talismasaude218@gmail.com

Não informado
Telefônicos

Não informado
Outros Não é possível Não informado

Como fazer?

Serviços envolvidos na melhoria das condições de vida e saúde da população, a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica em Saúde atuam em diferentes escopos, mas agem integradas dentro de um mesmo objeto de trabalho: a coletividade, dividindo suas atuações na detecção e resposta a eventos de saúde. A Vigilância em Saúde (VS), entendida como uma forma de pensar e agir, tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes.

Quanto tempo leva?

Vareia com a complexidade.

Quanto custa?

O serviço é gratuito.

Unidade responsável

SECRETARIA DE SAÚDE

Manifeste sua opinião

Registrar manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre este serviço ou sobre estas informações.