Aguarde, carregando...

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

O que é?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os procedimentos para assistência ao caso suspeito, notificação, coleta de materiais biológicos, medidas de precaução padrão, prevenção e controle, diagnóstico diferencial e orientações aos viajantes estão descritos neste plano de contingecia elaborado pela secretaria Minicipal de Saúde.

O Municipio disponibiliza de  testes rapidos para otimização de tempo em relaçao a coleta e resultados de exames no intuito de diminuir a cadeia de transmissao de pessoa para pessoa.

Quem pode fazer?

Existe uma equipe separada para o atendimento voltado aos casos suspeitos, sintomaticos, e apos a consula o paciente é encaminhado para a realização do teste de acordo com a  sintomatologia do mesmo, que dura a média de 30 minutos para o resultado, facilitanto assim o diagnstico, tratamento e isolamento do paciente.

Onde e quando fazer?

CANAL ONDE QUANDO
Presencial

Unidade Basica de Saúde

Av. Rio Formoso - Centro

Não informado
Internet

https://www.talisma.to.gov.br/secretaria/secretaria-de-saude

e-mail: talismasaude218@gmail.com

Não informado
Telefônicos

63 3385-1140

Não informado
Outros Não é possível Não informado

Como fazer?

Após sentir sistomas o paciente deve ser encaminhado para a UBS para realizar o teste, e se for confimado dar inicio ao tratamento.

Quanto tempo leva?

O criterio de atendimento ao paciente se baseia na sua sintomatologia de acordo com as obervações descritas abaixo:

OBSERVAÇOES:

FEBRE:

·           Considera-se febre aquela acima de 37,8°;

·           Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos, ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

 

                            SINTOMAS RESPIRATÓRIOS:

Tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia.

 

  CONTATO PRÓXIMO DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19:

·               Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos,

·               Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, sendo tossida, tocando tecidos de papel usados com a mão nua)

·               Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros,

·               Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros

·               Um profissional de saúde ou outra pessoa que cuida diretamente de um caso COVID-19 ou trabalhadores de laboratório que manipulam amostras de um caso COVID-19 sem equipamentos de proteção individual recomendada ( EPI).

 

                     MEDIDAS DE ISOLAMENTO E PREVENÇÃO

·         Pessoas com suspeitas do novo corona vírus, deve ser fornecido máscara cirúrgica (disponível nas UBSs)

·         Os servidores da saúde deverão realizar higiene adequada das mãos, respeitando os momentos de higienização (antes do contado com a pessoa, antes da realização de procedimentos, após risco de exposição a fluidos biológico após contato com a pessoa e após contato com áreas próximas a pessoa), e uso dos EPIs (óculos, avental, capote luvas, jaleco e máscara – N95/PFF2, para procedimentos geradores de aerossóis e máscara cirúrgica para procedimentos não geradores de aerossóis).

·         Pessoas suspeitas de infecção do novo corona vírus devem ficar isoladas

Sem contato com outras pessoas ate o descarte do diagnostico.

Quanto custa?

O diagnostico e tratamento é gratuito.

Unidade responsável

SECRETARIA DE SAÚDE

Manifeste sua opinião

Registrar manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre este serviço ou sobre estas informações.