Ouvir Texto Stop

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Associação Anjos da Selva (Rádio Talismã FM 87,9), está fazendo um diagnóstico nos bairros da cidade, Distrito de Vila União e Propriedade Rural para garantir saneamento básico à população em todo o município. O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, está em campo fazendo um levantamento de demanda ambiental e durante o trabalho já realizado foi detectado uma grande dificuldade do serviço com caminhão-fossa, onde foi identificado a causa do problema do esgoto. Neste Sábado (20), foi dado o pontapé inicial, onde a Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA, foi a primeira propriedade rural a ser atendida pela ação, a propriedade contratou a Limpa Fossa Visuauto para fazer a coleta e o transporte dos resíduos e a Hidro Forte recebeu o material coletado para destinação correta.
A Administração do Sistema de Água e Esgoto do Município de Talismã é realizado pela concessionária Hidro Forte, que passa a receber o material coletado em todo o território municipal. mas o interessado deve primeiro ter um cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, tanto o contratante como o contratado deve fazer o registro. Também o caminhão que faz o transporte deve ser cadastrado.
As ações estruturantes não têm prazo para serem concluídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, devido à extensão territorial e demográfica do município. As despesas decorrente das ações de coleta, transporte e tratamento do esgoto é de responsabilidade do usuário.
Investir em saneamento básico e preservação do ambiente é uma das formas de garantir saúde a população e, para isto, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Talismã que entrou em operação em 2001, será implementada para facilitar manobra dos caminhões e o descarregamento dos dejetos. Hoje (20/03/2021), a Hidro Forte possui 324 usuários ativos com acesso a rede de água e esgoto, 385 terminais em operação que conta somente com o fornecimento da água tratada em Talismã, o que significa que a cidade tem 385 fossas funcionando e que depende do serviço de caminhão limpa fossa (a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, já conta com um plano para sanar este problema e em breve estará em funcionamento). No Distrito de Vila União existem 84 imóveis que contam com acesso a rede hídrica e não tem tratamento de esgoto. A Concessionária no momento tem 793 clientes no município.
COMO FUNCIONA A ETE:
Ao chegar à ETE, o esgoto passa por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. Em seguida, é realizado o desenvolvimento das bactérias que tratam o esgoto. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para o leito do Córrego do Galdino, onde acontece o polimento da água.
UM POUCO MAIS SOBRE O TRATAMENTO DO ESGOTO:
Algumas bactérias podem ser utilizadas nos chamados processos biológicos de tratamento de esgoto. Elas conseguem purificar a água porque são capazes de absorver e metabolizar (transformar por meio de reações químicas) parte da matéria orgânica que polui as águas. Outras bactérias conseguem separar metais pesados, eliminando-os da água em tratamento. Dois tipos de bactérias podem ser utilizados para esses tratamentos: aeróbias e anaeróbias. As aeróbias utilizam oxigênio e são mais resistentes a certas variáveis ambientais (como a temperatura). Mas a sua utilização exige o uso constante de ventiladores para a oxigenação do ambiente. As anaeróbias têm seu uso ainda pouco desenvolvido e este não é adequado aos países frios porque elas necessitam de temperaturas que variam de 24 a 29°C para poderem atuar. Em países de clima quente elas podem ser mais eficazes porque dispensam gastos com aquecedores e ventiladores
VALENDO RESSALTAR QUE:
O PROJETO SANEAMENTO ITINERANTE e a CONCESSIONÁRIA HIDRO FORTE não recebe dejeto misto com água e petróleo, também com defensivo agrícola, pois estes resíduos causa a morte em cadeia das bactérias (aeróbias e anaeróbias) que são utilizadas para o tratamento do esgoto de Talismã.
Esta ação faz parte do "Projeto Dia Mundial da Água" e do Processo do ICMS-Ecológico!

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL  FAZ DIAGNÓSTICO DO ESGOTO EM TODO O MUNICÍPIOSECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL  FAZ DIAGNÓSTICO DO ESGOTO EM TODO O MUNICÍPIO